Noticias
Exercício físico pode ser eficaz contra atrofia muscular
A realização de exercício físico pode combater de forma eficaz a atrofia muscular esquelética associada à insuficiência cardíaca, revela um estudo da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil.
Visualizar
Actividade física para ganhar memória e inteligência
Actividade física para ganhar memória e inteligência: as bondades do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).
Visualizar
Exercício físico ajuda a evitar demência
Dois estudos comprovam benefícios da actividade física para combater problemas cognitivos.
Visualizar
Atividades físicas garantem vida mais longa e saudável
Estudos demonstram que a prática de exercícios faz com que o sistema se ''''''''''''''''recicle'''''''''''''''' evitando doenças degenerativas e demais problemáticas da idade.
Visualizar
Ciclistas com problemas respiratórios devem ser cuidadosos
Exercícios aeróbicos trazem diversos benefícios para o corpo, e andar de bicicleta é uma actividade que pode fazer bem para a saúde física e emocional. Porém, pessoas que sofrem de doenças respiratórias devem tomar alguns cuidados antes de começarem a prática, mesmo esta sendo considerada benéfica para quem enfrenta essas condições.
Visualizar
UEFA apresenta campanha Respeito para o EURO 2012
A iniciativa Respeita a Saúde – Euroescolas 2012 promove estilos de vida saudáveis entre as crianças e seus familiares, com especial atenção sobre prevenção tabágica, alimentação saudável, consumo moderado de álcool e incentivo à prática de actividade física. Este projecto inclui ainda as Iniciativas: Respeita a Diversidade, Respeita a Cultura de Adepto, Respeita a Inclusão
Visualizar
A prática de actividade física reduz a influência “do gene da obesidade”
De acordo com uma recente metanálise publicada na revista PLoS medicine a susceptibilidade genética para a obesidade devido ao gene FTO (associado à obesidade) pode ser substancialmente reduzida adoptando um estilo de vida fisicamente activo.
Visualizar
Hábitos saudáveis no trabalho
Devem-se incentivar as empresas para fazerem a adoção de medidas mais saudáveis, da prática de exercícios físicos regulares a uma alimentação balanceada, para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
Visualizar
Actividade Física e Bem-Estar
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam física, social e mentalmente toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.
Visualizar
Actividade física ajuda a aumentar saúde óssea dos adolescentes
Uma investigação do Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa analisou a relação entre a prática de diferentes desportos e a saúde óssea em jovens desportistas. O estudo, agora publicado no «Journal of Strength and Conditioning Research», incidiu sobre 54 crianças e adolescentes do sexo masculino, entre os 9 e os 18 anos.
Visualizar
Atividade física habitual e qualidade de vida de mulheres na meia-idade
A prática de 30 min/dia de AF de intensidade pelo menos moderada parece estar associada a efeitos mais favoráveis aos níveis psicológico, social e ambiental, mas parecem ser necessários pelo menos 60 min/dia para influenciar o domínio físico. Estas associações podem, no entanto, refletir o impacto da QV na quantidade total de AF. Assim, a prática de 30 min/dia pode ser mais condicionada pelos domínios psicológico, social e ambiental, enquanto os 60 min/dia pelo domínio físico.
Visualizar
Ciência mostra como o exercício pode ajudar no cancro da próstata
Exercício vigoroso causa modificações em cerca de 180 genes da próstata entre os homens em estágio inicial de cancro da próstata, sugere um novo estudo. Estão incluídos os genes conhecidos para suprimir o crescimento do tumor e de reparação do ADN, o que pode significar que o exercício pode prevenir ou retardar a progressão da doença, disseram os cientistas.
Visualizar
Importância da actividade física em crianças e adolescentes
Nas sociedades ocidentalizadas observa-se um aumento do excesso de peso e obesidade na infância e adolescência, aumento este que está muitas das vezes relacionado com a falta da prática de actividade física.
Visualizar
Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.