Noticias - Actividade Física e Bem-Estar
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam física, social e mentalmente toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

Actividade Física e Bem-Estar

A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par da alimentação correcta, vida sem tabaco e tanto quanto possível em contacto com a natureza.

A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam  física,  social e mentalmente  toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

A actividade física é para nós um forte meio de prevenção de doenças e para os governos um dos métodos com melhor ratio custo-eficácia na promoção da saúde de uma população.  

Mas a verdade é que muitas vezes a nossa forma física actual é o maior impedimento para recomeçar.

Por isso a nossa sugestão passa pela aplicação de métodos que actuem sobre o sistema metabólico, aumentando os níveis de vitalidade e de saúde.

Se há excesso de peso (excesso de massa gorda) é preciso conseguir restabelecer a correcta capacidade de metabolizar a gordura. Por outro lado é importante que a abordagem que escolhermos consiga benefícios fisiológicos, melhorando a eficiência circulatória e respiratória, o que seguramente não é conseguido através de redução de gordura por métodos passivos.

Através da actividade física, e seguindo os métodos que nós preconizamos, incluindo alteração de hábitos alimentares será também expectável a melhoria do estado emotivo e a redução do nível de intoxicação.

Prof. Dra. Isabel Januário Fragoso

 

Ver notícia: http://exercicioesaude.blogs.sapo.pt/45518.html

Voltar
Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.