Teste - Flexão do antebraço – força dos membros superiores
Equipamento ou material utilizado: Cadeira com encosto, cronómetro, halteres com 2,27 kg para as mulheres e com 3,63 kg para os homens.

O participante está sentado numa cadeira, com as costas direitas, os pés assentes no chão e o tronco totalmente encostado.

O teste começa com o antebraço em posição inferior, ao lado da cadeira, perpendicular ao solo, (braço dominante). Ao sinal de «iniciar» o participante roda a palma da mão para cima, enquanto faz a flexão do antebraço no sentido completo do movimento; depois regressa à posição inicial de extensão do antebraço.

O avaliador ajoelha-se junto do participante, colocando os seus dedos no bicípite do participante, de forma a estabilizar a parte superior do braço, e assegurar que seja realizada uma flexão completa (o antebraço do participante deve apertar os dedos do avaliador. É importante que a parte superior do braço permaneça estática durante a execução do teste. Evitar movimentos de balanço do braço.

O objectivo é realizar o maior número de flexões durante 30s.

O avaliador contabiliza as flexões correctas (uma flexão correcta significa que o participante flecte e estende completamente o braço). Se o participante estiver a meio de uma flexão quando acaba o tempo, esta deve ser contabilizada. Os participantes devem visualizar uma demonstração e ensaiar o movimento duas vezes antes de fazerem o teste.

forcaMembSupIdosos.png 
Voltar
Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.