Teste - Senta e alcança
Equipamento ou material utilizado: Cadeira com encosto (sem braços) com a altura do assento a aproximadamente 43 cm. A cadeira deve estar estabilizada contra a parede, para evitar que deslize durante o teste. Régua com 45 cm.

Na posição de sentado, o participante avança o seu corpo para a frente, até se encontrar sentado na extremidade do assento, com uma perna flectida e o pé totalmente assente no solo. A outra perna (perna de referência) é estendida na direcção da coxa, com o calcanhar no chão e o pé flectido a 90°.

O participante deve ser incentivado a expirar à medida que flecte para a frente, evitando movimentos fortes, bruscos e rápidos, nunca atingindo o limite da dor.

Com a perna estendida, o participante flecte-se lentamente para a frente tentando alcançar a ponta do pé, com os braços esticados e as mãos sobrepostas (deslizar sobre a régua). Deve manter a posição máxima durante 2s.

O avaliador regista a distância (em cm) das mãos até à ponta do pé (resultado mínimo) ou a distância que consegue alcançar para lá da ponta do pé (resultado máximo). O ponto zero é a ponta do pé e coincide com o cm zero da régua.

Registar os cm com sinal – ou com sinal +, se o participante não atingir a ponta do pé ou se ultrapassar a ponta do pé, respectivamente.

O participante executa duas vezes o teste, uma com a perna direita outra com a perna esquerda.

Registam-se os dois resultados.

FlexibMembInfIdosos.png
Voltar
Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.