Teste - Marcha durante 6 minutos
Equipamento ou material utilizado: Fita métrica, cronómetro, sinalizadores e cadeiras.

O teste envolve a medição da distância máxima que pode ser percorrida durante 6 minutos ao longo de um percurso de 50 m, sendo marcados segmentos de 5 m.

Os participantes caminham continuadamente em redor do percurso marcado, durante um período de 6 min, tentando percorrer a máxima distância possível.

Para facilitar o processo de contagem das voltas, pode ser dado ao participante um pau (ou um objecto similar) no final de cada volta.

Dois ou mais participantes devem ser avaliados simultaneamente, com tempos de partida diferentes (10s de diferença) para que os participantes não andem em grupos ou a pares.

Ao sinal de «partida» indica-se aos participantes que caminhem o mais rapidamente possível (sem correr) na distância marcada.

Os tempos intermédios devem ser anunciados aproximadamente a meio do percurso, quando faltarem 2 min, e quando faltar 1 min. Os participantes podem parar e descansar a meio do teste se for necessário. O teste deve ser interrompido caso qualquer participante tenha tonturas, dor, náusea ou fadiga.

Registar a distância percorrida em m.

capacidadeAerobiaIdosos.png 
Voltar
Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.